Airlander 10, Maior Aeronave Do Mundo Será Lançada Em 2024



O “bumbum gigante”

O Airlander 10 é uma aeronave realmente de tirar o fôlego. Parece que cada detalhe do híbrido foi pensado para arrancar um suspiro, seja dos admiradores da aviação ou de quem gosta de luxo e conforto.

A fabricante britânica de dirigíveis híbridos Hybrid Air Vehicle revelou recentemente o novo conceito da cabine do modelo sustentável Airlander 10, para transporte de passageiros.

A empresa Hybrid Air Vehicles (HAV) tomou a frente, buscando maneiras de tornar possível essa engenhosidade.

Híbrido de avião e dirigível, o Airlander 10 é composto por compartimentos que ficam cheios de oxigênio e hélio, facilitando os vôos.

A nave é capaz de voar por semanas sem precisar pousar, o que é uma grande vantagem. Além disso, ela será capaz de decolar de qualquer superfície, ou seja, água, gelo, pântanos… Possibilitando o sobrevoo de lugares remotos.

O Ailander 10 utiliza cerca de um terço do combustível dos aviões e voa a 140 quilômetros por hora. Por isso, seus criadores acreditam que ele é uma boa alternativa para o transporte de carga:

“Haverá passageiros na experiência de vôo final e, eventualmente, veículos híbridos irão cumprir um papel crucial no transporte de carga para áreas remotas”, afirma a equipe em comunicado da empresa.

Um dos usos futuros deste dirigível gigante será oferecer expedições de luxo ecologicamente corretas.  Mesmo os destinos remotos serão acessíveis, pois o dirigível pode decolar e aterrissar praticamente em qualquer superfície plana.

O sucesso do Airlander 10 pode até gerar uma nova era de ouro dos dirigíveis, com o Airlander 50, seu “irmão mais velho” capaz de transportar uma carga de 50 toneladas, já em desenvolvimento.

[Revista Galileu]