Agentes Do SERNIC “Agridem” Jornalista E Operador De Câmera Da "Tua Tv"



Na tarde desta quinta-feir a(04.08) por volta das 15 horas, uma equipa de reportagem da Tua Televisão, composta pelo jornalista Alexandre Eusébio e operador de câmera Ivaldo Novela, foram agredidos por indivíduos que se identificaram como agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal, durante um trabalho de reportagem, no bairro Ferroviário, na cidade de Maputo.

A agressão que resultou em uma camera e telemóvel partidos e apreensão do cartão de memória com diversa informação colhida durante o dia, ocorreu durante o trabalho de acompanhamento das cerimónias fúnebres do agente da polícia que tirou a própria vida e cujas imagens do suicídio foram partilhadas nas redes sociais. 

Segundo os colegas contam, quando chegaram a casa do finado, terão sido autorizados a fazer o seu trabalho no exterior, mas no decurso da reportagem foram interpelados por quatro indivíduos que alegaram serem colegas da vítima, proibindo as filmagens.

As tentativas de justificar que foram autorizados por familiares foram desvalorizadas pelos supostos agentes que acabaram atraindo outras pessoas que na altura encontravam-se a consumir bebidas alcoólicas, e os ânimos subiram. 

Na sequência, os supostos agentes exigiram a câmera e o cartão, mas o colega não anuiu a ordem. 

Acto contínuo, os agentes do SERNIC agrediram os colegas e partiram a lente de foco da câmera, apoderando-se igualmente do cartão de memória.