Morreu A Ex-mulher De Donald Trump Aos 73 Anos




A primeira mulher de Donald Trump, Ivana Trump morreu esta quinta-feira, com 73 anos, segundo avançou o ex-presidente dos EUA. "Entristece-me muito informar todos aqueles que a amavam, dos quais são muitos, que Ivana Trump morreu na sua casa em Nova Iorque", disse Donald Trump.

Num comunicado, a família Trump recordou Ivana como uma mulher que "fugiu do comunismo e abraçou os Estados Unidos" e "que transmitiu aos seus filhos coragem e resistência, compaixão e determinação".


"A nossa mãe era uma mulher incrível - forte nos negócios, uma atleta de classe mundial, uma beleza radiante, mãe e amiga carinhosa", refere ainda a família Trump a propósito de Ivana, "uma sobrevivente" que deixou três filhos e dez netos.


Conhecidos como o casal poderoso de excelência durante os anos 1980, Ivana e Donald construiram um grande império imobiliário. Juntos conseguiram ser o centro das atenções de Nova Iorque e fizeram parte das mais badaladas festas e eventos sociais.


Ivana Trump, com dupla nacionalidade - República Checa e Americana - ajudou o marido a concretizar vários projetos, nomeadamente a famora Trump Tower, em Manhattan, e o Trump Taj Mahal Casino Resort, em Atlantic City, ambos nos EUA.

Com o passar dos anos, Ivana normalizou as suas relações com Donald Trump, e, segundo escreveu num livro de 2017, ambos falavam uma vez por semana.


Ivana disse ao New York Post em 2016, ano da eleição de Trump como 45º presidente dos Estados Unidos, que era ao mesmo tempo uma apoiante e uma conselheira do ex-marido. "Sugiro algumas coisas" a Donald Trump, disse ela ao jornal. "Falamos antes e depois das aparições públicas dele e ele pergunta-se o que eu acho".


Segundo Ivana, o seu principal conselho era que Donald "estivesse mais calmo". "Mas Donald não pode ficar calmo (...) ele é muito franco, diz as coisas como são", referiu ainda Ivana acerca do ex-marido.


Divorciaram-se em 1992 após se tornar conhecido o caso de Trump com Marla Maples - com quem se veio a casar mais tarde. A socialite tornou-se num ícone feminino mundial quando se divorciou do marido após o escândalo da traição. Ivana até chegou a aparecer no filme "The First Wives Club", de 1996, onde responde a um grupo de mulheres divorciadas: "Não fiquem zangadas, fiquem com tudo!"


Ivana e Donald tiveram três filhos: Donald Jr., Ivanka e Eric.