Mais De 400 Alunos Perderam Aulas Na Escola Secundária De Lhanguene



Mais de 400 alunos perderam aulas na Escola Secundária de Lhanguene, devido à paralisação dos transportes, segunda-feira, na capital do país. Nesta terça-feira, o jornal “O País” visitou três estabelecimentos escolares cujas actividades voltaram à normalidade.


Devido à paralisação dos transportes na capital do país, muitos alunos e professores não se fizeram às escolas, o caso da Secundária de Lhanguene.


“São muitos estudantes que não conseguiram chegar até à escola, incluindo professores e outros funcionários”, explica Anabela Penicela, directora da Escola Secundária de Lhanguene.


Por seu turno, o director-adjunto da Escola Armando Guebuza lamenta o facto de a paralisação dos transportes ter ocorrido em período de avaliações.


“Parece coincidência ou não, mas a paralisação das actividades dos transportadores ocorreu numa de semana de realização das avaliações sistemáticas (AS)”, considera Daniel Sousa, director-adjunto da Escola Secundária Armando Guebuza.


Na Escola Primária Unidade 13, ainda na Cidade de Maputo, houve ausência significativa de professores, principalmente no segundo e terceiro turnos daquela instituição de ensino.


“É uma média 50% dos professores que não apareceram no segundo turno por causa da falta de transporte e no último turno só estiveram presentes dois professores, que vivem nos arredores da escola”, detalhou Enisseta Come, directora da Escola Primária Unidade 13.


Come explica ainda que, pela ausência de professores, a escola teve de parar e “tivemos de mandar as crianças para casa, porque não estávamos em condições de ter aulas”.


A direcção da Escola Primária Unidade 13 lamenta o facto de a distribuição dos professores a nível das escolas não obedecer à localização das suas residências, facto que compromete as actividades em situações de paralisação de transportes.