Thomas Fuller, A Calculadora Humana



Thomas Fuller, um africano vendido como escravo em 1724 aos 14 anos, às vezes era conhecido como o "Calculador da Virgínia" por sua extraordinária capacidade de resolver problemas matemáticos complexos em sua cabeça. Ele foi perguntado quantos segundos havia em um ano, ele respondeu brevemente 31.536.000 segundos.


Ele foi perguntado novamente quantos segundos um homem que tem 70 anos, 17 dias e 12 horas viveu, ele respondeu em um minuto e meio 2.210.500.800. Um dos homens estava resolvendo os problemas no papel e informou a Fuller que estava errado porque a resposta era muito menor. Fuller respondeu apressadamente: "Não, você se esqueceu dos anos bissextos. Quando os anos bissextos foram adicionados à conta, as somas coincidiram."


Fuller foi um dos primeiros casos registrados na literatura da síndrome do homem sábio, quando em 1789, Benjamin Rush, o pai da psiquiatria americana, descreveu sua incrível capacidade de calcular, sem ter educação e formação em matemática, sua habilidade foi usada como prova de que os afro-americanos escravizados eram iguais aos brancos em inteligência, alimentando algumas discussões .