Primeira-ministra Francesa Apresentou Demissão E Macron Recusou



A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, entregou a sua demissão a Emmanuel Macron, que a recusou, alegadamente para que o governo se mantenha em funções.


O chefe de Estado realizará “as consultas políticas necessárias (…) a fim de identificar soluções construtivas para o povo francês”, explicou a Presidência, antes de uma série de reuniões que terão lugar no Palácio do Eliseu.


O pedido de demissão da primeira-ministra acontece dois dias depois das eleições legislativas em que Emmanuel Macron perdeu a maioria e se assistiu a um crescimento da extrema-direita no país.


Após serem conhecidos os resultados das eleições, a primeira-ministra francesa considerou que estes constituem um “risco para o país” e apelou a uma “maioria de ação” e à “união”, prometendo diálogo da parte do Governo e do Presidente, escreve o Notícias ao Minuto.


O presidente francês, Emmanuel Macron, vai enfrentar o segundo mandato sem a maioria absoluta parlamentar de que dispunha anteriormente, que perdeu na segunda volta das legislativas de domingo.


A união de partidos de esquerda é a primeira força da oposição, enquanto a extrema-direita liderada por Marine Le Pen conseguiu um resultado histórico.


As forças coligadas que apoiam a política do Palácio do Eliseu perderam mais de uma centena dos 350 deputados que tinham e ficam longe dos 289 lugares que permitiriam a força política necessária na Assembleia Nacional.


O Parlamento francês está mais dividido do que nunca, num sistema que prima por maiorias e que obriga o chefe de Estado a negociar apoios externos.