Conheça a História Do Povo Chuabo



Antes de se chamar província da zambézia, a zambézia chamava-se distrito de Quelimane, e antes disso, a actual cidade de Quelimane era um povoado swahili. Diz-se que a primeira capital da zambézia era o povoado de zalala, seguindo-se Maquival e só depois Quelimane. Também diz-se que tendo ficado sitiados numa fortificação portuguesa, macuas deram origem ao povo CHUABO e ainda diz-se que os Chuabos vieram da alta zambézia e desceram do Tacuane. 

A verdade porém, é que é a partir do tempo das "DONAS", mulheres de negócios ricas, independentes e latifundiárias que geriam os seus próprios exércitos de xicundas, é que NASCEU a multiculturalidade que é o principal traço da personalidade Machuabo. As "DONAS" eram Mestiças, Brancas, e cafuzas falavam sena. Das terras de mwenemutapa vieram outros povos e os maraves do sul do Malawi, de Quiloa vieram os árabes e macuas. 

E vieram também os indianos e portugueses e todos estes miscigenaram-se aos bantus provenientes dos grandes Lagos, Nascendo então, o CHUABO! o povo mais multirracial e multicultural de Moçambique. E o outrora maior palmar do mundo tem origem no "Mussoco" desse tempo das DONAS, sinharas e anhanhes em que se vestiam os bajus da india e Goa, e se inventaram todos os "mil pratos" que fizeram de Quelimane, muitos séculos antes da África do sul ser um original "rainbow country". (NORBERTO).