Novo Presidente Sul-Coreano Quer Por Fim À Idade Coreana E Retirar 1 Ano A Cada Cidadão



Yoon Suk-yeol, o novo Presidente da Coreia do Sul, tomou posse esta terça-feira e uma das primeiras medidas que quer implementar é a alteração do método utilizado para contabilizar a idade da população, conhecido como a “idade coreana”. 

Caso se venha a concretizar, toda a população irá ficar um ano mais nova. O sucessor de Moo Jae-in, para além do plano que tem para fazer crescer a economia, quer também pôr fim à “idade coreana”. Na Coreia do Sul, um recém-nascido tem logo à nascença um ano de idade, sendo que a data de aniversário não é a data do nascimento. 


Todas as pessoas fazem anos no dia do Ano Novo. Uma das grandes questões que este método coloca é quando os bebés nascem em dezembro. Por exemplo: Um bebé que nasça a 30 de dezembro fica logo com um ano e, poucos dias mais tarde, faz dois, quando na realidade nem uma semana de vida tem. Além disso, terá a mesma idade de um bebé que tenha nascido no mesmo ano, mas no dia 2 de janeiro, por exemplo. O principal objetivo do novo Presidente passa por abolir a “idade coreana” e alinhar o país com o resto do mundo.