Inspector Da INAE Detido Em Flagrante Delito Com 250 Mil Mt De Subornos



O Director das Operações de Pesquisa e Inteligência Económica da Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), Verónio Duvane, foi detido esta quarta-feira, em flagrante delito, recebendo 250 mil Meticais de subornos, em resultado de actos de corrupção praticados durante as actividades de inspecção.


Uma nota do Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), na posse da Folha de Maputo, revela que a detenção de Duvane ocorreu na sequência de uma queixa apresentada por um agente económico que se dedica à venda de vestuário e calçado num estabelecimento situado na baixa da cidade de Maputo.


Segundo o GCCC, Duvane teria ordenado a apreensão de mercadorias no estabelecimento comercial em alusão, no âmbito de uma visita inspectiva efectuada por uma brigada da INAE no dia 22 de Abril último, sem, contudo, levantar o auto e emitir a multa. De seguida, solicitou o pagamento de 2 milhões de Meticais como condição para a devolução da mercadoria, dos quais veio a receber uma parte correspondente a 250 Mil Meticais.


O GCCC garante haver fortes indícios de prática de corrupção passiva para acto ilícito e de abuso de cargo, pelo que abriu um processo, com o número 30/11/GCCC/2022. A detenção de Duvane foi legalizada ainda ontem pela Secção de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo.