Gasolineiras Queixam-se Do Desajuste Do Preço Dos Combustíveis No Mercado Nacional



Empresas gasolineiras, no país, queixam-se de operar em situações difíceis, devido ao desajuste do preço dos combustíveis no mercado nacional, face a custo do barril a nível internacional.


As gasolineiras observam que os preços dos combustíveis, no país, continuam muito abaixo dos custos reais, em vigor internacionalmente.


O Presidente da Associação Moçambicana das Empresas Petrolíferas, Michel Ussene, disse que o problema se agrava pelo facto de existir uma dívida do governo, junto às gasolineiras, em mais de 100 milhões de dólares de subsídios.


“ Esta dívida não tem estado a diminuir, pelo contrário e infelizmente, os preços internacionais de combustível mantêm-se muito elevados, fazendo com que esta dívida em vez de regredir, ela aumenta. Por outro lado, esta situação de dívida, faz com que as empresas estejam negativas nos seus fluxos de caixa e tenham dificuldades para voltar a comprar stock e a manter os níveis de stock aceitáveis “, disse.


Michel Ussene, que falava esta quinta-feira, em conferência de imprensa, avançou que boa parte das gasolineiras nacionais, apenas tem capacidade de stock para os próximos 30 dias.