Cidadão Morre E Mais De 50 Pessoas São Detidas Durante Tumultos Em Manica



Um cidadão perdeu a vida baleado e pelo menos 54 pessoas foram detidas pela Polícia durante tumultos no bairro 25 de Junho, na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica. 

Tudo começou durante uma onda de protestos contra alegados raptos e assassinatos de crianças, que a população acreditava serem protagonizados por um agente económico que se instalou no bairro 25 de Junho. 

A fúria popular subiu de tom na sequência do desaparecimento de duas crianças no passado dia 30 de Março, cujos corpos foram encontrados esta quarta-feira com sinais de extracção de órgãos.

Como autor do crime macabro, a população apontou o dedo acusador ao agente económico e num acto de justiça pelas próprias mãos, decidiu destruir três residências erguidas pelo empresário no bairro Piloto, onde os manifestantes acreditam ter se cometido o crime.

Diante dos tumultos, a Polícia decidiu intervir para acalmar os ânimos, tendo para o efeito, usado gás lacrimogéneo e disparado contra os manifestantes. Um dos populares foi atingido na cabeça e morreu no local enquanto mais de 50 pessoas foram detidas.

A intervenção da Polícia aconteceu quando os manifestantes preparavam-se para destruir uma pensão pertencente ao agente económico em causa.

Por conta desta situação que durou desde quarta-feira até o dia 7 de Abril, as festividades do Dia da Mulher Moçambicana foram assombradas em Manica.

O Comando Provincial da Polícia em Manica continua posicionado para travar os protestos e prossegue com investigações para encontrar mais pessoas que tenham participado na promoção da desordem.