Banco De Moçambique Considera BIM, O Banco Mais Importante Do País



O Banco de Moçambique considera, em comunicado publicado semana finda, o Banco Internacional de Moçambique (BIM) o melhor banco do sistema financeiro do país, em 2021. Em 2020, ocupava a posição o Banco Comercial e de Investimentos (BCI). O Standard Bank está sempre em terceiro lugar. Tal como em 2020, no ano passado, os três referidos bancos continuaram a ser considerados os três melhores bancos do sistema financeiro moçambicano.


O Banco de Moçambique obriga-se, através do Artigo 8, do Capítulo II do Aviso n.º 10/GBM/2018, de 22 de Outubro, sobre as Instituições de Crédito Domésticas de Importância Sistémica (D-SIBs), a publicar, até ao dia 30 de Abril de cada ano, a lista de instituições de crédito classificadas como D-SIBs (importantes no sistema) ou quase sistemicamente importantes (Quase D-SIBs), com base nos dados reportados a 31 de Dezembro do ano anterior.


Para o efeito, a metodologia proposta no referido Aviso segue uma abordagem de determinação de D-SIBs que assenta numa pontuação média de três indicadores com pesos distintos, designadamente: tamanho, com um peso de 50%; interligação, com um ponderador de 25% e, substituibilidade, com um peso de 25%.


Uma nota da Carta de Moçambique, refere que após o cálculo, o Banco Central concluiu que o BIM foi, em 2021, o principal banco importante do sistema, com 251 pontos. No segundo escalão ficou o BCI com 227 pontos. O Standard Bank continuou na terceira posição por ter registado 139 pontos.


As instituições bancárias acima são consideradas principais porque, conforme reza o referido Aviso, a sua pontuação excede os 130 pontos. De acordo com o mesmo dispositivo legal, as instituições de crédito cuja pontuação esteja compreendida entre 65 e 130 pontos são designadas quase importantes, é o caso do Absa Bank Moçambique que também permaneceu na posição de 2021, ao registar 80 pontos.


O Aviso do Banco Central determina ainda que as instituições de crédito cuja pontuação esteja abaixo dos 65 pontos serão consideradas sem importância sistémica. Assim, de acordo com o comunicado, nessa faixa está o Moza Banco cuja pontuação em 2021 foi de 47 pontos. Em 2020, ocupou este lugar o Banco Mais, com 55 pontos.


Dos bancos sem importância sistémica estão também (em ordem decrescente), o BNI com 39 pontos, NedBank (35 pontos), Access Bank (32 pontos), FNB (30 pontos), CPC (24 pontos), Société Genérale Moçambique (16), Uba (11 pontos), Bayport (10 pontos), The First Capital (9 pontos), Banco Letshego (8 pontos), Vodacom M-Pesa (8 pontos), Ecobank (7 pontos) Banco Mais (6 pontos), MyBucks Banking Corporation (6 pontos), Banco BIG (5 pontos), SOCREMO, (5 pontos), GAPI e CPPM, um ponto cada.