Rússia Publica Lista Negra De Países Hostis



Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, Islândia, Canadá, Liechtenstein, Mónaco, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Noruega, Estados Unidos e até a própria Ucrânia são países incluídos na lista do Kremlin.


Esta lista detalhada tem como objetivo enumerar países pouco amigáveis, ou hostis, para a Rússia, como uma parte complementar de uma legislação aprovada no domingo para que os russos tenham de pedir uma “permissão especial” para fazerem negócios nestes países.


Como não podia deixar de ser, também a União Europeia é visada, pelo que Portugal também está na lista. O Ministério dos Negócios Estrangeiros, solicitado pela RTP a comentar a inclusão dos países da União Europeia na lista, não tinha ainda respondido à hora de publicarmos este artigo. 


Um dos países fora da lista é Israel. Naftali Bennett, primeiro-ministro, falou com Putin e ofereceu-se para ser intermediário em possíveis negociações de paz com a Ucrânia. Putin decretou também no sábado novas leis para “assegurar a estabilidade financeira da Federação Russa”.