Queda De Helicóptero Na RDC Mata Oito “Capacetes Azuis” Da ONU



Oito “capacetes azuis” das Nações Unidas morreram, esta terça-feira, quando um helicóptero PUMA caiu na República Democrática do Congo (RDC). Entre as vítimas, estão seis paquistaneses, um russo e um sérvio, anunciaram as autoridades da ONU e do Paquistão, citados pelo The Guardian.


Segundo o exército paquistanês, citado pela Agência France-Presse, o helicóptero despenhou-se durante uma missão de reconhecimento, num lugar ainda por determinar e as causas do acidente ainda são desconhecidas.


O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, de acordo com uma nota do gabinete, citada pela imprensa internacional, expressou “profundo choque e tristeza” pela morte dos seis soldados de manutenção da paz, de acordo com uma nota do gabinete.


Num comunicado assinado pelo brigadeiro-general Sylvain Ekenge Bomusa, também citado pela imprensa internacional, as Forças Armadas da RDC anunciaram que o “movimento reincidente M23 abateu, na área que controla, um dos dois helicópteros de reconhecimento da Missão de Estabilização das Nações Unidas na RDC”.


“O helicóptero foi abatido no meio de uma missão inofensiva para avaliar os movimentos populacionais causados pelos ataques do Movimento 23 de Março (M23) na região, em antecipação das acções humanitárias a serem empreendidas”, salientou o general. As FARDC e a Monusco “estão a trabalhar arduamente para encontrar a aeronave e possíveis sobreviventes”, acrescentou.


O M23 começou como um grupo rebelde no início de 2012 e era constituído, principalmente, por soldados que desertaram do exército congolês para protestar contra o Governo.


Estes combatentes avançaram rapidamente e, em Novembro de 2012, conseguiram ocupar a cidade de Goma, a capital do Kivu do Norte, durante duas semanas. Na altura, a ONU acusou o M23 de ser apoiado financeira e militarmente pelo Ruanda e mesmo de receber ordens diretas de oficiais superiores do exército ruandês.