Nyusi Pede Apoio Dos EUA e da Argentina Na Candidatura Ao Conselho de Segurança da ONU



Moçambique pediu, hoje, apoio aos Estados Unidos e à Argentina na sua candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Este órgão integra 14 países, com destaque para China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.


O pedido foi feito, hoje, na entrega de cartas credenciais ao Chefe de Estado pelos novos embaixadores daqueles países do continente americano.


A diplomacia Estados Unidos-Moçambique passa a ser representada pelo embaixador Peter Handrick Vrooman, em substituição de Dennis Hearne, que deixou o cargo em Janeiro.


O novo diplomata apresentou cartas credenciais ao Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, onde foi destacada a necessidade de reforçar ainda mais a cooperação.


Quem também apresentou cartas credenciais foi Juan Jorge Martin Nunes, diplomata mandatado a Moçambique pela Argentina para assegurar as relações entre os dois países.


Com os dois embaixadores, Filipe Nyusi falou da situação da segurança e humanitária, num contexto em que o país se debate com terrorismo e consequentes deslocados, além das calamidades naturais que também têm deixado famílias na penúria.


Na ocasião, o estadista moçambicano reconheceu o apoio que os Estados Unidos têm dado na assistência humanitária, reforço da capacidade de Defesa e Segurança e na reconstrução de Cabo Delgado. Da Argentina, Filipe Nyusi destacou a ajuda face aos efeitos dos ciclones no país e no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos homens da Renamo.