EUA. Centenas Despedem-se De Valentina, Morta Por Bala Perdida Da Polícia

 


Valentina Orellana Peralta morreu nos braços da mãe, dentro do provador de uma loja de roupa.

Centenas de pessoas - entre família, amigos e ativistas - despediram-se na segunda-feira de Valentina Orellana Peralta, a adolescente de 14 anos morta por uma bala perdida da Polícia de Los Angeles (LAPD) dentro de uma loja de roupa.

O incidente ocorreu a 23 de dezembro, quando a jovem, natural do Chile, foi com a mãe a uma loja de roupa comprar um vestido para utilizar na época festiva. 

As autoridades foram chamadas ao local após relatos da presença de um homem agressivo, que assediou várias mulheres e agrediu outra com o cadeado de uma bicicleta. Perante a resistência, um polícia decidiu disparar, tendo a bala atravessado uma parede que estava por trás do suspeito e acertado em Valentina. A jovem acabou por não resistir aos ferimentos e morreu nos braços da mãe dentro do provador.

O suspeito também foi morto durante o tiroteio.

O funeral ficou marcado pelos pedidos de “justiça para Valentina” e o reverendo Al Sharpton, conhecido ativista pelos direitos humanos nos Estados Unidos da América, lembrou Rodney King, violentamente agredido por polícias da LAPD em 1991. 

“Continuamos a ver a LAPD a errar. E aqui estamos outra vez. Quanto tempo irá demorar até que façam as coisas bem?”, questionou durante um discurso.

“Não há nada de normal em disparar de forma tão imprudente que uma jovem adolescente, em busca do ‘sonho americano’, que estava a fazer compras com a sua mãe, possivelmente um vestido de Natal, acabe a ser vestida para o seu funeral”, atirou.

Valentina foi recordada como uma adolescente feliz, com sucesso escolar, defensora dos animais e que ansiava em se tornar uma cidadã americana.