Talibãs Pedem Fim Das Sanções Após Negociações Com Os EUA



O Governo talibã, no Afeganistão, pediu ontem aos Estados Unidos para que suspendam as sanções que o impedem de aceder às reservas internacionais do país, bem como as sanções contra os seus líderes.


Segundo escreve a Lusa, o pedido foi feito no final de dois dias de negociações entre a delegação afegã, liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Amir Khan Muttaqi, e a delegação dos EUA, liderada pelo representante especial dos EUA para o Afeganistão, Thomas West.


Durante o encontro, segundo a imprensa portuguesa, os dois representantes “discutiram e trocaram opiniões sobre os problemas políticos, económicos, de saúde e educacionais do Afeganistão”.


“Os grupos técnicos de ambas as partes realizaram reuniões separadas para avançar mais. Em geral, as sessões foram positivas e ambas as partes concordaram em continuar com as reuniões no futuro”, acrescentou a diplomacia afegã.


Este foi o segundo encontro oficial entre o enviado de Washington e os talibãs, após uma outra reunião que decorreu no Paquistão, no início de Novembro.


O Afeganistão atravessa uma grave crise económica e humanitária, que aumentou para níveis sem precedentes após a chegada dos talibãs ao poder, em 15 de Agosto, como resultado de sanções económicas internacionais, em particular dos Estados Unid