Serviço Penitenciário Explica Situação De Reclusão Da Ré Ângela Leão


O Serviço Nacional Penitenciário vai, esta quarta-feira, explicar aos moçambicanos as condições de reclusão da ré Ângela Leão no Estabelecimento Penitenciário Preventivo da cidade de Maputo, antiga Cadeia Civil. A Miramar vai trazer todos os detalhes.  

Este facto surge depois das complicações de saúde da ré Ângela Leão durante a audição de declarantes, na última segunda-feira, no contexto do julgamento do caso das dívidas ocultas.  

Ângela Leão desmaiou e de imediato foi socorrida pelos có-réus e advogados e posteriormente, com a chegada da equipa médica foi levada para o hospital. A situação obrigou a interrupção das audições e reformulação do calendário.  

Antes do desmaio, a ré Leão que não marcava presença na tenda do julgamento há três semanas por razões de saúde, disse que não se sentia ainda bem e que caso as coisas continuassem como estão, poderia morrer antes do término do julgamento.  

E mais. O seu advogado, Damião Cumbana, falou de contínuos atropelos aos direitos humanos no Estabelecimento Penitenciário Preventivo da cidade de Maputo ao afirmar que a direcção daquele estabelecimento impede a ré de ir ao hospital ou contactar com o médico.  

O juiz prometeu ir ao estabelecimento para avaliar as condições de reclusão. O Serviço Nacional Penitenciário também está interessado em falar do caso e as condições no geral daquele estabelecimento.