Libéria Homenageia Adolescente Que Encontrou E Entregou 50 Mil Dólares


O presidente da Libéria, George Weah, recompensou um adolescente que encontrou 50 mil dólares nas ruas da cidade de Gbolor Dialla e devolveu a quantia à proprietária.


A ex-estrela do futebol mundial, George Weah, convidou Tuloe para o palácio presidencial em Monróvia, onde durante uma cerimónia lhe entregou a ele um prémio de 10 mil dólares pela sua honestidade, para além de uma bolsa de estudos, duas motos e 500 dólares em subsídio mensal, tendo também sido nomeado “embaixador da integridade”


Emmanuel Tuloe, de 18 anos, encontrou, a 10 de outubro 2021, o dinheiro embrulhado num saco plástico quando conduzia o seu táxi mota na autoestrada.


Decidiu levar a quantia para casa e disse que a guardaria até que o dono do dinheiro aparecesse.


No mesmo dia, o jovem ouviu pelo rádio uma empresária local dizer que teria perdido a quantia e apelar a quem tivesse encontrado o embrulho.


A história ficou conhecida no país e Tuloe passou a ser um herói nacional. No entanto, algumas pessoas criticaram a ação do jovem.


“Desde a minha decisão, quando tenho uma avaria na autoestrada e algum dos meus amigos taxistas me vêm, não recebo ajuda. Dizem que agi de forma estúpida ao ter devolvido o dinheiro encontrado”, contou à agência de notícias Associated Press.


“Dizem-me que nunca vou ser rico na vida. Como devolvi tanto dinheiro, vou viver e morrer pobre”, continua Tuloe, admitindo que também recebeu ameaças.


“Mas meus pais nunca me ensinaram a roubar, então decidi devolver o dinheiro, que não era meu”, acrescentou.


Apesar das críticas, o jovem diz que continua certo da sua decisão. “Se o dono pede que seja devolvido, devemos devolver porque não sabemos o futuro”, disse ele.


Além da recompensa oferecida pelo chefe de Estado, Tuloe recebeu 1,5 mil dólares em dinheiro e outros bens da empresária agradecida.