Filipinas Acusam China De Disparar Canhões De Água No Mar Do Sul Da China


O Ministro dos Negócios Estrangeiros filipino, Teodoro Locsin, disse ter transmitido a Pequim uma mensagem de "indignação, condenação e protesto" pelo incidente, ocorrido na terça-feira, quando os barcos filipinos se dirigiam para o atol Second Thomas, nas disputadas ilhas Spratly.


"Felizmente, ninguém ficou ferido, mas os nossos barcos tiveram de interromper a missão de reabastecimento", disse Locsin, na rede social Twitter, considerando "ilegal o comportamento de três navios chineses que bloqueiam a passagem e disparam canhões de água".


O ministro descreveu os navios filipinos como "públicos", sugerindo tratar-se de navios civis, e garantiu estarem cobertos por um pacto de defesa mútua com os Estados Unidos.


"A China não tem o direito de fazer cumprir a lei nestas áreas e arredores", acrescentou.


Pequim "deve ter cuidado e recuar", salientou Locsin.


As tensões em torno deste mar, rico em recursos naturais, têm vindo a aumentar este ano depois de centenas de embarcações chinesas terem sido avistadas perto do disputado recife de Whitsun, que também faz parte do arquipélago das Spratly.


A China reivindica praticamente todo o mar do Sul da China, área também reivindicada por Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietname.


Em 2016, um tribunal internacional considerou infundadas as reivindicações históricas apresentadas por Pequim.