Um Adepto Ferido Nas Bancadas E Outro Detido Antes Do Clássico Sporting - FC Porto


Um adepto foi detido antes do clássico entre Sporting e FC Porto, da quinta jornada da I Liga de futebol, enquanto outro ficou ferido, devido a uma queda no estádio, disse  à Lusa fonte policial.

Em declarações à Lusa, o comissário da Polícia de Segurança Pública (PSP) Artur Serafim salientou ter existido apenas uma pessoa detida pelas autoridades, por posse de estupefacientes nas imediações do estádio.


Instado a fazer um balanço da entrada dos adeptos no Estádio José Alvalade, o responsável da PSP assegurou ter sido "bastante fluida" e que "todos entraram até ao início do jogo", embora nos 30 minutos que antecederam o apito inicial fossem ainda visíveis longas filas para entrar, já que além da revista habitual era necessário cumprir os procedimentos derivados das regras sanitárias impostas pela covid-19, nomeadamente a apresentação de certificado.


"Tivemos de condicionar algumas zonas para não levar ao cruzamento de adeptos [de Sporting e FC Porto]. As pessoas tiveram de aguardar algum tempo e ninguém gosta de esperar, mas a operação correu como planeado e sem incidentes", frisou, remetendo mais detalhes da operação para depois do encontro.


Durante a primeira parte do encontro, um adepto 'leonino' caiu na bancada sul do Estádio José Alvalade, tendo sido transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com a fratura de um dos membros inferiores, ainda de acordo com o comissário da PSP Artur Serafim.


Após o clássico disputado no sábado, que terminou empatado 1-1, o mesmo responsável policial reconheceu a apreensão de vários artefactos pirotécnicos, ressalvando tratarem-se apenas de contraordenações.


Também a saída dos adeptos do FC Porto do estádio 'verde e branco' "decorreu de forma muito pacífica, acompanhados pelos efetivos da PSP até aos autocarros e às portagens da autoestrada em Alverca, a partir daí já seguem com outra força de segurança", explicou.


"Foi um jogo que correu de forma tranquila porque efetuámos um planeamento muito preciso", concluiu Artur Serafim.