Talibãs Assumem Controlo Do Aeroporto De Cabul No Afeganistão


Os talibãs assumiram, hoje, o controlo total do aeroporto de Cabul, depois de o último avião dos Estados Unidos da América (EUA) ter decolado, marcando o fim da guerra mais longa dos Estados Unidos.


Segundo o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, citado pelo Notícias ao Minuto, “o mundo deve ter aprendido a sua lição e este é o momento de apreciar a vitória”.


Em celebração, os líderes do movimento extremista islâmico caminharam simbolicamente através da pista, assinalando a vitória, cercado por combatentes da unidade de elite dos rebeldes Badri.


“Que sejam muito cautelosos ao lidarem com a nação, ela sofreu guerra e invasão e o povo não tem mais tolerância”, disse Mujahid, apelando aos combatentes para que sejam diligentes ao dirigirem-se ao povo afegão.


Mais tarde, em entrevista à imprensa internacional, o porta-voz dos talibãs garantiu que haverá segurança no país e que o aeroporto de Cabul reiniciará as suas actividades apesar de se tratar de uma saída fundamental para aqueles que querem deixar o país.


“A nossa equipa irá verificar as necessidades técnicas e logísticas do aeroporto. Se formos capazes de resolver tudo por nós próprios, não precisaremos de qualquer ajuda. Se houver necessidade de apoio para reparar a destruição poderemos pedir ao Catar ou à Turquia”, avançou.


 


EUA TENTAM RETIRAR OS RESTANTES 200 NORTE-AMERICANOS


O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, revelou ontem que permanecem no Afeganistão cerca de 200 norte-americanos que querem abandonar o país e que os EUA continuarão a tentar retirá-los. O anúncio foi feito pouco depois de os EUA terem declarado a conclusão da retirada das suas forças em Cabul.


Para a retirada dos seus concidadãos, Blinken disse que os EUA estão a trabalhar com os países vizinhos do Afeganistão, para assegurar a sua partida por via terrestre ou voo fretado, assim que reabrir o aeroporto de Cabul.