Raptos: Detido Comparsa De Asifo Misto


O SERNIC, a nível da cidade de Maputo, prendeu esta segunda-feira um cidadão acusado de crime de raptos na cidade da Beira. Trata-se de um operativo de nome Camilo Zeca Botão, residente na Rua do Aeroporto na cidade da Beira. Já havia um mandado de captura contra ele por ter protagonizado vários sequestros naquela cidade e andava fugitivo em Maputo.


Quando foi detido, confessou ter participado em mais de sete sequestros na cidade da Beira e diz que foi a mando de Asifo Misto, ora fugitivo. Asifo Misto é um perigoso criminoso que viveu na cidade de Tete, antes de se mudar  para Beira, cidade  onde afirmou-se no crime e era mandante dos raptos em colaboração com um dos membros da família Patel, indivíduos afamados no Chiveve. 


Asifo Misto e o tal indivíduo da família Patel teriam se desentendido na distribuição dos dinheiros dos raptos, pelo que o primeiro preferiu arranjar seus operativos. Virou patrão. Acredita-se que tenha ganho muito dinheiro com os raptos, mas quando foi descoberto, fugiu para a  vizinha África do Sul.



A Polícia da Beira acredita que Asifo Misto também tenha participado em raptos na cidade de Tete, em 2015, e que uma das vítimas foi transportada para Chimoio. Há convicção também de que se trata do mesmo grupo que raptou um empresário beirense- dono das lojas Uzeir- na cidade de Maputo. Ele ficou no cativeiro durante várias semanas antes do seu resgate.


Camilo Botão é confesso e diz que o mandante é Asifo Misto. Diz que era mecânico , tendo sido persuadido a entrar na indústria dos raptos por Asifo. Fontes do SERNIC dizem que Camilo Botão será transferido para Beira, cidade onde existe outros elementos do grupo já detidos.


Quanto a Asifo Misto, há também notícias que dão conta de que ele é associado a uma perigosíssima quadrilha de paquistaneses que se dedica a vários crimes.