Novidades Sobre O Caso Lussaty - Operação Caranguejo


O Dinheiro encontrado em posse do Major Pedro Lussaty, faz parte de um lote desviado, durante o transporte, e que nunca deu entrada nos cofres do Banco Nacional de Angola.

Contrariando o comunicado do BNA, tornada publica ontem, quarta-feira, a fonte que temos vindo a citar, avança que Lussaty, comandava uma rede que se dedicava ao desvio de dinheiro durante a transportação, do Aeroporto para o Banco Nacional de Angola. Faziam parte desta rede, altos quadros do BNA e da Casa de Segurança do Presidente da República.


A rede comandada pelo Pedro Lussaty, tinha facilidade, porque a segurança do Banco Nacional de Angola é assegurado pela Unidade da Guarda Presidencial – UGP.


A fonte da página Liberdade Informativa que pediu anonimato, garante que as transferências feitas pelo Major, ultrapassam o valor anunciado pelas autoridades, pelo facto da rede funcionar já a algum tempo.


Quanto as supostas amantes e namoradas que exibiam maços de dólares nas redes socias, a fonte avança que eram usadas como “Mulas”, indivíduos que, transportam dinheiro ilegalmente (em transferência ou em mão) para outros países, tornando-se assim parte de um esquema de lavagem de dinheiro.


A “Operação Caranguejo”, como foi apelidada pelas autoridades angolanas, é descrito por alguns analista como a maior fraude da era João Lourenço, que vê-se na obrigação de dispensar o seu Chefe de Segurança, por este ter sido enganado pelos seus mais directos colaboradores, uma falha, que poe em causa a sua capacidade para proteger João Lourenço.